Servidores OCP: Alta performance, código aberto e modularidade para seu Datacenter
Além de demandar equipamentos de redes de alta capacidade de comutação, o mercado de tecnologia também demanda servidores com alto poder de processamento e armazenamento. Atenta à necessidade dos clientes a Datacom desenvolveu e trouxe para o seu portfólio o servidor DM-SV01.
Trata-se de um servidor com design baseado nos conceitos OCP (Open Compute Project), que traz diversas otimizações em termos de consumo de potência e também uma significativa simplificação na parte de operação do Datacenter.
Mas o que é exatamente OCP?
O Open Compute Project (OCP) é uma comunidade colaborativa focada no redesenho de hardwares para que suportem com eficiência as demandas crescentes na infraestrutura de computação.
Em 2009, o Facebook iniciou um projeto para redesenhar seus Datacenters buscando redução de custos e consumo de energia. Uma pequena equipe de engenheiros passou dois anos projetando uma nova geração de Datacenters, obtendo uma redução de 38% em termos de consumo de energia e uma redução de 24% nos custos operacionais em comparação com as instalações anteriores da empresa.
Em 2011, o Facebook compartilhou seus projetos com o lançamento do Open Compute Project Foundation. Com isso os membros fundadores da iniciativa esperavam criar um movimento do mercado de desenvolvimento de hardware, que trouxesse a criatividade e a colaboração dos players assim como já acontece nas iniciativas de software aberto. Desde então o OCP vem ganhando aliados de peso e consequentemente popularidade no mercado. Nos dias atuais, os conceitos OCP já estão bem estabelecidos nos Datacenters ao redor do mundo todo.
Em resumo, podemos dizer que as principais vantagens desta arquitetura são:
– Facilidade de instalação: Apresenta um design modular e de fácil manutenção.
– Ciclos de vida independentes: Sistema modular de alimentação, armazenamento e processamento, permitindo a evolução sem a necessidade de troca de um servidor inteiro.
– Economia de energia: Design otimizado para dissipação de potência, reduzindo o consumo significativamente.
21/09/2021
Por Jairo Neto – Gerente de Contas DATACOM e Douglas Cruz – Engenheiro de Vendas DATACOM