GPON (Gigabit Passive Optical Network) é uma solução para redes de acesso óticas, oferecendo alta velocidade e ótimo custo-benefício para aplicações banda larga e serviços Triple Play (voz, vídeo e dados). Esta tecnologia permite o compartilhamento de fibra ótica entre os clientes, reduzindo custos e maximizando a utilização de largura de banda.
A Datacom tem uma gama de produtos GPON que permite soluções completas de qualquer porte para oferecer serviços FTTx. A linha de produtos GPON é compatível com as recomendações ITU-T G.984 e ITU-T G.988. Cada enlace GPON suporta taxas de downstream de 2.488 Gbit/s e de upstream de 1.244 Gbit/s e disponibiliza alocação dinâmica de banda (DBA).
O DM4615 OLT 16GPON é uma solução compacta de 1U de altura e com ótimo custo benefício para prover serviços FTTx. Possui 16 x GPON, 4 x 1GE (RJ-45) e 4 x 10GE em conectores SFP+. Este modelo suporta 2048 assinantes (ONU / ONT) cujas configurações dos requisitos de rede são realizadas remotamente pelo protocolo OMCI de acordo com as recomendações da ITU-T. Com o DM4615 é possível a configuração remota dos principais parâmetros das ONU / ONT DM984-420 e DM984-422 (PPPoE, IP Fixo, DHCP, Bridge e WLAN).
Suporta alimentação AC ou DC em fontes de alimentação independentes, redundantes e hot-swappable. Possui módulo de ventilação hot-swappable.
Características
GPON
Segurança
Gerenciamento
Comutação
Aplicações
Acesso banda larga Triple Play
A tecnologia GPON, através de acesso ótico, permite uma convergência de dados, voz (VoIP) e vídeo (IPTV) em um único acesso.
Serviços Corporativos
O DM4610 disponibiliza diversas funcionalidades que possibilitam o fornecimento de serviços de dados, voz e vídeo para pequenas, médias e grandes empresas.
A função TLS (Transparent LAN Service) em conjunto com o Hairpin possibilita o oferecimento de serviços LAN-to-LAN sem necessidade de equipamentos adicionais (roteadores, por exemplo).
FTTD – Fiber to the Desk
O GPON, através do FTTD simplifica a rede LAN corporativa, substituindo os switches por tipicamente uma OLT central e ONUs nos usuários, simplificando uma infraestrutura mediante o uso de elementos passivos, fibra ótica e topologia ponto-multiponto.